quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Trabalhando com panfletos de supermecado!


) O panfleto na sala de aula


Para pensar e analisar:

Note que os panfletos são instrumentos de comunicação bastante simples, compostos de dois níveis principais de informação, assim como outros veículos impressos: o visual e o textual.

Em relação à informação textual, o que é possível notar? Existe uma chamada ou título chamando a atenção do leitor? Qual a informação principal?
Em relação à informação visual: qual o tamanho do panfleto? Qual a disposição do texto no papel? As letras são coloridas? Quantos tipos de letra são utilizados no panfleto?

Existem desenhos, figuras ou ilustrações compondo a informação?

Os panfletos são peças que na maioria das vezes fazem um apelo ao público, para que este conheça ou se interesse em consumir um produto ou serviço, ou seja, a linguagem que utiliza nesses casos é o da publicidade. Note que existem diferenças entre a linguagem publicitária e a linguagem jornalística, embora ambas se proponham informar o público. Na publicidade, grande parte das vezes a informação é sobre um produto ou serviço. No jornalismo, a informação gira sobre temas variados.



Exemplos de atividades:


1) Produzindo um panfleto

A partir da análise do conteúdo trabalhado em sala de aula e da informação trazida pela música, pedir para o grupo criar uma.


2)Criando probleminhas na Matemática com panfletos de supermecado

Usaremos a criatividade para desenvolver cálculos matemáticos.


Nice Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

coments